
O maior do Interior!
O Ipatinga Futebol Clube apesar de um clube jovem, conquistou expressivos resultados esportivos, num curto espaço de tempo, como o título de Campeão Mineiro de 2005, atingiu a semifinal da Copa do Brasil em 2006 e ascendeu à elite do futebol brasileiro no ano de 2008, sendo vice-campeão Brasileiro da Série B em 2007.


Nome: Ipatinga Futebol Clube
Mascote: Tigre
Alcunhas: Tigrão e Tigre de Aço
Fundação: 21 de Maio de 1998
Nossa história
O Ipatinga Futebol Clube foi fundado no dia 21 de maio de 1998. Pensando em promover integração social e aproveitar a excelente estrutura da cidade e do estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito - hoje chamado de João Lamego Neto - , o empresário Itair Machado deu início ao projeto de criar o Ipatinga Futebol Clube. O primeiro passo foi profissionalizar o Novo Cruzeiro Futebol Clube que, até então, era um clube amador da cidade. Após o registro do Clube na Federação Mineira de Futebol, no dia 21 de maio de 1998, foi concedido ao Novo Cruzeiro F.C o registro de clube profissional, que passou a chamar-se Ipatinga Futebol Clube.


O clube apresentou um crescimento rápido e já em 2005, sete anos após sua fundação, conquistou o título de Campeão Mineiro superando os tradicionais clubes mineiros: Cruzeiro e Atlético. Para confirmar que seu aparecimento não era efêmero, quase repetiu o título em 2006, ficando com o vice-campeonato. A força do Clube voltaria a ser sentida na Copa do Brasil, o segundo título mais importante do país. Ainda no ano de 2006 o Ipatinga chegou às semifinais do campeonato depois de superar as equipes do Botafogo e do Santos (equipes que se sagraram campeãs dos dois torneios estaduais mais importantes do país naquele ano: Carioca e Paulista). Já era um grande feito para um time recém-criado, mas a equipe do Ipatinga só foi eliminada por um empate e uma vitória do Flamengo, time que, contra o Vasco, se tornou campeão.